randon

BOKU'S 20G DE GORDURAS TRANS POR EMBALAGEM



Em junho deste ano, os EUA decidiram que os alimentos com gorduras trans devem ser retirados de mercado em no máximo 3 anos. 

Desde 2006 todas as empresas alimentícias do Brasil foram obrigadas a colocar no rótulo a quantidade de gorduras trans contida nos alimentos. Nos grandes veículos de comunicação saíram notas para a população observar essa informação nas embalagens e optar pelos alimentos com a menor quantidade e  mais próxima de zero gorduras trans no total. 

Eu sempre olho a quantidade de gorduras trans nos alimentos.
Para minha surpresa, recentemente, olhando o rótulo da Pipoca Boku's estava lá o grande susto
10 gramas de gorduras trans por meia embalagem. O que há alguns meses era 0 gramas por cada pacote, agora é 20 gramas.

O que será que aconteceu? Mentiram todo este tempo sobre a quantidade e agora tiveram que colocar o valor real ou do nada após a confirmação de que alimentos com gorduras trans devem ser banidos pois são muito prejudiciais para a nossa saúde, a Boku's resolveu ir contra a maré e estragar a vida de todo mundo?

Eu conheço pessoas que comem essa pipoca todos os dias.
As vezes duas embalagens por dia. Pensa só: Uma pessoa que come pelo menos dois pacotes de Boku's por semana, em 5 semanas tem 100 gramas do pior tipo de gordura no corpo. Imagine então uma pessoa que ao invés de comer duas Boku's por semana, come duas por dia... POIS É! Muita gordura trans no organismo.

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine indica que a ingestão diária de 5 g de gorduras trans aumenta em 25% o risco de doenças cardíacas! Imagine ingerindo 20g por dia...


Seu consumo  em excesso aumenta muito o risco de doenças do coração, diabetes, hipertensão, infarto do miocárdio e depressão. Outros problemas de saúde relacionados ao consumo excessivo deste tipo de gordura são: acúmulo de gordura visceral (a mais prejudicial à saúde), danos nas membranas celulares e aumento do LDL (colesterol ruim).


AUMENTO DO COLESTEROL "RUIM" (LDL) no sangue, o que aumenta as chances de doenças do coração;
DIMINUIÇÃO DO COLESTEROL "BOM" (HDL), que é um dos principais ajudadores na hora de evitar problemas cardíacos;
AUMENTO DOS TRIGLICÉRIDES do sangue;
BLOQUEIO NA PRODUÇÃO DE GORDURAS "SAUDÁVEIS" (INSATURADAS) NO CORPO(lembrando que elas são responsáveis pela boa saúde do coração, do sistema nervoso e pela produção de muitos hormônios);
 AUMENTO DA FAMOSA "GORDURINHA LOCALIZADA", já que ela se acumula no nosso corpo exatamente onde já temos maior estoque de gorduras.

Acredito que as pessoas devem escolher exatamente aquilo que elas querem ter em seus corpos.
Me assusta saber que comi tanta gordura trans, sem saber, e em uma quantidade excessivamente prejudicial. E que tantas outras pessoas também estão na mesma situação ou pior. Simplesmente pelo fato de que essa informação não havia sido colocada na embalagem. E tantos outros alimentos devem ter os mesmos problemas e não sabemos... Está complicado.


Aqui deixo essa nota, para alertar outras pessoas.
E minha indignação.





Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »