Se você gosta de tecnologia futurística, coincidentemente, ao mesmo tempo, coisas fofas, você está lendo a publicação certa. Alie as características já citadas em um pacote só. Bata no liquidificador junto com uma mega produção, fama, sucesso, lindeza, glitter, amor, moda, jogo de luz, coreografias viciantes, muito dinheiro e melodias que nunca vão sair da cabeça, mesmo que você quebre sua numa pedra. Você provavelmente esquecerá tudo, menos... Chocolate Disuko! Chocolate Disuko... Disu...[Pigarreia] Vamos ao que interessa!
Exatamente no ano de 2000, três meninas se conheciam na Escola de Atores de Hiroshima, no Japão, onde eram amigas e alunas do instituto. As três gostavam muito de dançar e cantar e dentro das atividades do lugar se contemplavam todas essas disciplinas para os participantes. A~chan (Ayaka Nishiwaki) nascida em 15 de fevereiro de 1989, Kashiyuka (Yuka Kashino) nascida em 23 de dezembro de 1988 e Kawakuya (Yuuka Kawashima), acabaram criando nessa escola o seu primeiro grupo de apresentações coreográficas cantantes, a "Girlband" Perfume. A razão para esse nome se dá pelos nomes das artistas que coincidentemente apresentam o mesmo kanji (香, "kaori"), que quer dizer "perfume", em inglês (em hiragana e romaji - ぱふゅーむ - Pafyūmu).
Por ironia do destino, Kawakuya decidiu sair do grupo no mesmo ano de fundação dele, ainda na fase dos primeiros ensaios e projetos. Porém, Ayaka não desistiu e decidiu procurar uma terceira integrante para fomentar a idealização da banda, nessa empreitada Oomoto Ayano (Nome artístico "Nocchi"), nascida em 20 de setembro de 1988, acaba entrando na jogada. Nocchi já possuía um histórico em outra banda chamada "Happy baby". Em 2001, Perfume estreou o seu primeiro single suado em uma gravadora independente (indie), com o single "Omajinai Perori", logo em seguida, a música "Kareshi Boshuuchuu". O gênero musical do grupo nessa fase inicial se baseava em um gênero popular no Japão chamado "Idol Music", que é um estilo infanto juvenil muito parecido com a fórmula das músicas da "Xuxa", "Trem da alegria" e "Balão Mágico", da década de 90 no Brasil. Ainda nessa época, a coreógrafa Mikiko entra na equipe e desde então passou a produzir peças coreográficas para o grupo até os dias de hoje.
Em 2003, ao se formarem na Escola de Atores de Hiroshima, logo viajam para a Tokyo, deixando a família e a cidade para trás para buscarem seus sonhos. Lá assinam um contrato com a grande escritório de gestão fonográfica Amuse Inc. e entram para um enorme grupo de artistas denominado Bee-hive, várias meninas juntas que fazem shows pelo Japão, todas cantoras juntando em um grande pacote de outros talentos como dança e atuação. Aqui as meninas já vestiam um caráter mais adolescente, mas a grande desvantagem é que o palco tinha que ser dividido com grandes talentos e o holofote ainda não se centrava nas meninas que iriam ganhar o Japão.
Nessa época o produtor, DJ e empresário Nakata Yasutaka (autor de peças eletrônicas de seu próprio grupo Capsule), já havia conhecido Perfume através do Bee-hive e com os trabalhos lançados pelo grupo, paralelamente, e, através da gravadora autônoma Bee-hive Records com os singles "Sweet Donuts", "Monochrome Effects" e "Vitamin Drops". Esses singles, ainda possuíam o caráter Idol, e por esse motivo, talvez, os trabalhos por elas lançados não alcançaram as paradas de sucesso do Japão. Ameaçadas pela decepção dos empresários, o grupo poderia perder o contrato com Amuse, caso o panorama do grupo não melhorasse. Porém, o escritório investiu em grandes mudanças na roupagem delas e assim começava a carreira de sucesso, por essa escolha. E assim, Nakata Yasutaka e um novo trabalho árduo de Mikiko iniciava uma nova trajetória.
No ano de 2005, Perfume assinava contrato com sua primeira gravadora corporativa, e assim, a fase das gravadoras independentes se encerrava, com a contratação pela "Tokuma Japan Comunications", lançando os singles "Linear Motor Girl" (2005), "Computer City" e "Electro World" (2006). A nova roupagem do grupo, investindo uma linha futurística e um eletrônico mais sóbrio com as mãos de Nakata, ocasionou uma melhora no público do grupo, tornando-as um sucesso na internet e aumentando a visualizações no Youtube. Porém, o sucesso ainda não era sólido no Japão.
A crise do grupo era realmente séria e levou as meninas a fazerem várias apresentações em lojas e nas ruas, levando-as a entregarem panfletos pessoalmente aos transeuntes sobre a divulgação de sua nova coletânea com todas as músicas já produzidas o "Perfume ~ Complete Best ~". Para os fãs, essa coletânea parecia uma despedida.
As outras integrantes do Bee-Hive a essa altura já haviam sido descartadas pela Amuse, mas a Perfume foi dada uma última chance de lançamento de um novo single. Em fevereiro de 2007, elas lançaram "Fan Service [Sweet]", que também não foi um sucesso de vendas, mas uma de suas faixas "Chocolate Disco" chamou muita atenção de um artista já consagrada na indústria J-pop, a Kimura Kaela. Em um programa de rádio em que Kimura possuía, por iniciativa própria, a música "Chocolate Disco" foi massivamente divulgada por ela, por consequências, um diretor comercial Akira Tomutsugi as notou e decidiu usá-las em seu próprio anúncio de TV.
No dia primeiro de julho de 2007, o comercial sobre reciclagem da campanha nacional da NHK entrava no ar com a música "Polyrhythm". O comercial deu a exposição em que Perfume jamais conseguiria sozinho. Nessa nova dimensão, as próximas apresentações começavam a lotar. "Perfume ~Complete Best ~" começava a emplacar a primeira posição do ranking da Amazon CD.
Em 12 de setembro de 2007, Perfume lança "Polyrhythm" e assim alcançando desde o dia em que foi lançado a quarta posição no ranking de vendas diárias da Oricon, e a sétima colocação no ranking de vendas semanais. O lançamento desse single é considerado o divisor de águas na carreira do grupo e tem um significado ímpar para os fãs do mesmo, por conseguinte o primeiro álbum-coletânea do grupo "Perfume ~ Complete Best ~", voltou a ser vendido e entraram de novo nos rankings da Oricon, rendendo 450 mil cópias vendidas e recebendo disco duplo de platina. Perfume é considerado o primeiro grupo de Technopop, desde as vendas de Yellow Magic Orchestra em 1983, a fazer tanto sucesso assim.
A partir de 2007, começa o poderoso grupo de Electropop a consolidar seu estilo e ganhar todos os palcos, rádios, TV, cinema, comerciais e espaços japoneses inimagináveis. O grupo atualmente completa dez anos de carreira desde sua contratação pela "Tokuma Japan Comunications" em 2005, porém vale salientar que a banda existe desde 2000. Também é importante dizer que a girlband não pertence mais a Tokuma, mas sim a Universal Music desde o lançamento de "Spring of Life" em 2012.
CURIOSIDADES
Perfume possui a trilha "Polyrhythm" no filme Carros 2 da Disney. Elas chegaram a pisar na premier do filme em Holywood, com todos os artistas envolvidos.
Você se lembra da alternativa banda de rock OK GO? Pois é, a sua última produção audiovisual foi no Japão e a sua equipe decidiu usar uma pequena participação das meninas em seu clipe. Não deu outra, as meninas em seu mais novo clipe "Pick me up" decidiu usar a participação da tal banda em seu clipe.
Você sabia que Perfume e sua equipe fizeram uma apresentação no Cannes Lions? Devido uma indicação a um prêmio de tecnologia criativa, por causa de seu site global e suas tecnologias envolvidas nas suas apresentações, que é uma marca registrada do grupo. O Cannes Lions Internacional Festival Of Creativity é um festival que ocorre todos os anos na França e o grupo foi convidado, as garotas e sua equipe ainda levaram o prêmio prata na categoria "Cyber Lions".
Você também não sabe, provavelmente, que as visitas aos EUA têm sido muito frequentes. Recentemente, o grupo visitou o Texas para uma apresentação futurística, no festival SXSW, nesse ano (2015). O show foi comentado em vários sites de tecnologia no Brasil e no mundo e têm chamado muito atenção ultimamente no ocidente. Elas lançaram uma música chamada "History", especialmente feita para o evento.
Em 2013, o grupo viajou ao mundo fazendo sua primeira turnê mundial, passando pela França, Alemanha e Reino Unido, havendo uma transmissão ao vivo do concerto de Londres em diversos cinemas do Japão e do mundo. Esse concerto em especial foi exibido em um cinema de São Paulo. No total já são três turnês mundiais, caminhando para quarta. Existem rumores que o grupo têm pretensões de vir ao Brasil, devido a exibição do cinema ao vivo aqui. Vale salientar que as turnês nacionais foram inúmeras, o grupo já possui uma ampla coletânea de DVD's, clipes, singles, materiais fotográficos, são mais de 10 anos de carreira com público consolidado e estrada em constante evolução, SEM REGRESSÕES!
2ª Turnê Mundial
3ª Turnê Mundial
UM POUQUINHO DO QUE É PERFUME
Computer City
Electro World
Chocolate Disco
Polyrhythm
Baby Cruising Love
Macaroni
Secret Secret
Twinkle Snow Powdery Snow
Love the World
Dream Fighter
One Room Disco
I still Love U
Fushizen na Girl
Natural Ni Koishite
VOICE
Nee
Laser Beam
Kasuka na Kaori
Spice
GLITTER
Spring Of life
Spending All my Time
FAKE IT
Magic Of Love
1mm
Sweet Refrain
Hold Your Hand
Cling Cling
Pick me Up
Quer saber mais sobre o grupo? Veja onde você encontra essas e outras informações.
@Perfume_Staff (Twitter Oficial)

ConversionConversion EmoticonEmoticon