randon

DEVANEIO: a vida passa tão rápido quanto a semana?


Alessandro Papetti


Enfim, eu, como muita gente (ou talvez todo mundo, vai saber?), já teve e tem... crises do gênero: "o que danado estou fazendo com minha vida?"
Crises e questionamentos que se perpetuam angustiantemente durante o dia... Como se, talvez, toda nossa construção  (20, 30 ou 40 anos de vida ... ) fosse uma perda de tempo, porque o tempo passa rápido, rápido demais para que se possa ter, ao menos, consciência do que se está fazendo com ele. E, nesse momento (o da consciência), como quando o coiote no desenho do Papa-Léguas levanta a plaquinha com: "Socorro",  nossa mente parece estar tentando evitar a mesma coisa, mostrando o óbvio, mas que, muitas vezes, diante da vida corriqueira, não nos é possível observar. Enfim, Coiote, a gravidade agirá, porque sempre age...
Assim, levantada a placa, os poucos segundos para a queda foram literalmente demarcados:  nós fomos avisados, mas, mesmo assim, caímos. Caímos na rotina de todos os dias, para ser mais exata. Por que, enfim, foi isso que aprendemos a fazer: essa coisa de seguir a corrente do dia a dia que leva sempre para algum lugar. Mas, será que “o mesmo lugar” é o lugar em que se quer chegar?
São nessas horas “frágeis” do dia em que penso: “a vida passa tão rápido quanto a semana?” Porque sabe, assim como o coiote, que já viu a cena de perder para o papa-léguas e cair de cara no chão dezenas de vezes, vemos a cena de nossos dias passando da mesma forma e, no entanto, sem fazer nada diferente.
A dificuldade em fechar ciclos e começar uma coisa nova é uma das coisas importantes da vida, que precisa ser apreendida e executada, porque com o passar de rápidos anos, pensamos: “a vida passa rápido demais”. Eu digo que sim, ela passa e se terá a sensação dessa rapidez ainda maior quando não se faz as coisas que se quer fazer, ou mesmo as coisas que se deve fazer, porque num piscar de olhos, a vida passa... Ops, a vida já passou. Porque a vida é isso mesmo: essa coisa que fazemos entre o piscar dos olhos: entre despertar e dormir.
Então, acho que no ínterim dessa conversa, todos os nós precisamos é abrir a porta para tudo aquilo que a vida nos oferece e para tudo aquilo que queremos que ela nos forneça... porque chegará o dia em que não se piscará mais. 




Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »