randon

Mais Um de Tantos Presentes de Grego de 2015

Há alguns dias tenho lido muitas notícias sobre o aumento da tarifa nos transportes públicos por todo o país (Ex.: São Paulo e região, Rio de Janeiro e região, Recife e região, Salvador, Santa Catarina, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba etc.), seja ônibus, trem, metrô etc. Desde o finzinho do ano passado tem saído notícias, pelo menos na internet (Movimento Passe Livre - MPL e Assembléia Nacional do Estudantes - ANEL), frequentemente.

Acredito que desta vez, em resposta aos protestos dos últimos 2 anos, parecem estar "punindo" a população que depende desse transporte para trabalhar. Penso eu, com o objetivo de fazer com que esses trabalhadores e os outros usuários se afastem e rejeitem cada vez mais os movimentos contra o aumento das passagens. Afinal, se com toda aquela manifestação, não resultou em "nada" (é o que a mídia de massa faz questão de divulgar), só transtorno e tragédia, imagine se tiver mais?! Acredito eu que a mídia continuará manipulando para que o povo pense e tire suas "próprias conclusões" desta maneira, negativa e totalmente equivocada.

Não só isso. Os aumentos, reajustes, novos tributos, todos esses ataques eram esperados e denunciados por algumas organizações políticas antes das eleições. Não estamos passando por uma crise financeira aqui no Brasil, na verdade estão atendendo à exigência das multinacionais de aumentar o lucro. Esse lucro não seria alcançado por vias "normais", já que não houve investimento algum para que fosse alcançado sem precisar explorar o povo ainda mais. Nossos governantes não querem progresso, querem dinheiro. É preciso alimentar e fortalecer o sistema. Quem paga a conta? O povo. Fomos vendidos.

Mas as consequências estão aí, para quem quiser ver. Corrupção e caos total.

As manifestações contra o aumento da passagem e pelo Passe Livre já podem ser consideradas históricas no Brasil. Desde o fim da Ditadura Militar a população luta por transporte público gratuito de qualidade ou com tarifas não abusivas. Mas a resposta dos governantes, agradando os empresários a quem deram o total controle do setor, sempre foi o oposto: péssima qualidade e tarifas extremamente caras, explicavelmente cada vez mais caras e absurdas! Incompatíveis com a demora e superlotação devido à frota insuficiente, incompatível com o estado de sucateamento dos ônibus, totalmente desconfortáveis e inseguros, incompatível com o fim da função de cobrador e com a dupla função motorista/cobrador, incrementando a demora e a direção perigosa, incompatível com os salários dos motoristas, incompatível com absolutamente tudo. Claro, obviamente o único objetivo, não é atender à população e garantir que chegue ao seu destino: é o LUCRO.

Apesar dos empresários e governantes sempre terem alegado que o Passe Livre é impossível, esse mesmo Passe Livre, além de existir em cidades do exterior, já é realidade em algumas cidades brasileiras e inclusive foi promessa de campanha de vários candidatos importantes durante as últimas eleições. No caso de Natal, especificamente, o Passe Livre irrestrito, aprovado na CMN ano passado, foi vetado pelo prefeito, que prontamente propôs outro projeto de lei, com Passe Livre restrito, mas tão restrito, que não beneficia ninguém, até porque deveria estar valendo desde agosto do ano passado, mas o prefeito não colocou a lei em prática. E nem vai.

Assim, aqui em Natal não foi e nem é diferente do restante do país. E o aumento da tarifa já houve. Mas agora o ataque é outro. A partir de segunda-feira (12/01), a prefeitura começa a realizar "audiências públicas" para "consultar" a população a respeito do transporte público natalense.



Há alguns dias o Movimento Passe Livre está fazendo a denúncia do que a prefeitura, Carlos Eduardo e os empresários da SETURN na realidade estão tramando:

"A Prefeitura do Natal encaminhou para a Câmara dos Vereadores uma lei que entrega a concessão dos transportes para o ‪#‎SETURN‬ por 30 anos. O #SETURN não precisa, segundo a lei, pagar nada para o povo para explorar o serviço. A lei não exige conforto para os usuários e nem que o preço da tarifa seja discutido para ser justo.

Num momento em que muitas pessoas tiram férias, num horário onde quem está em Natal não pode ir pois trabalha, em locais escondidos planejam fazer "audiências públicas" de faz de conta, num verdadeiro filme de terror, confiram:
Audiências Públicas da Licitação do Transporte Público – Locais
Região Sul: Sest/Senat – Av. Prefeito Omar O’Grady (Prolongamento da Av. Prudente de Morais), s/n, Pitimbu.
Data: 12/01/2015, das 08h às 14h.

Região Norte: IFRN Zona Norte – Rua Brusque, 2926, Conj. Santa Catarina.
Data: 13/01/2015, das 08h às 14h.

Região Leste: Sesc Cidade Alta – Rua Cel. Bezerra, 33, Cidade Alta.
Data: 14/01/2015, das 08h às 14h.

Região Oeste: Cemure – Av. Cel. Estevam (Av. 9), 3705, Nª. Sra. de Nazaré.
Data: 15/01/2015, das 08h às 14h.

______
A Prefeitura, Câmara dos Vereadores e o #SETURN fazem o que querem com os usuários dos transportes públicos. Neste domingo o #SETURN descumpriu a bilhetagem unificada e a venda de passagem pela prefeitura e instalou novas catracas. A lei do passe livre não é cumprida. A lei da dupla função cobrador e motorista também não."

Governantes, empresários e mídia agem em conjunto para deslegitimar todas as lutas dos trabalhadores, dos estudantes, da população em geral. Mas, com todo esse esforço para calar a população, esta continua lutando e sabe a capacidade que tem e das conquistas que virão. Afinal, quantos desses criminosos não se queimaram com seus ataques? Quantos não recuaram? Quantos alegaram que o Passe Livre era impossível e chegaram a promete-lo em campanha?
Avante!

Fontes:

http://passelivrenatal.blogspot.com.br/2015/01/o-seturn-sindicato-das-empresas.html

http://www.portugaldigital.com.br/sociedade/ver/20091480-movimentos-sociais-anunciam-protestos-e-manifestacoes-em-todo-o-pais-contra-aumentos-dos-transportes

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/01/movimento-passe-livre-do-rio-realiza-ato-contra-aumento-das-passagens.html

http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2015/01/08/noticiasjornalbrasil,3373487/grupos-contra-aumento-de-passagens-organizam-protestos.shtml

http://noticias.terra.com.br/brasil/mpl-promete-novos-atos-contra-aumento-das-tarifas-de-onibus,eee8ad9dcf4ca410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html


http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-01/manifestantes-prometem-novos-protestos-contra-aumento-nas-passagens-de-onibus

http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2015/01/04/interna_nacional,604668/movimento-passe-livre-programa-atos-contra-aumento-das-passagens.shtml

http://noticias.r7.com/sao-paulo/passe-livre-marca-ato-contra-aumento-da-tarifa-de-onibus-e-metro-para-proxima-sexta-feira-04012015
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »