randon

Quando a internet criou tímidos na vida real



A internet faz com que as pessoas fiquem ousadas virtualmente, gradativamente. Sim, eu sei que isso não é novidade. É com uma frequência cada vez maior que esbarramos no mundo da internet com perfis fakes, pessoas comentando e propagando pensamentos absurdos porque acham que detrás de uma tela nada pode os machucar (ironicamente, ignorando que dessa maneira estão machucando outras pessoas).

Por outro lado, à medida que no mundo online nos encontramos com a ousadia e em alguns casos coragem, no mundo real a covardia e o medo são quem reinam. Vejo que é um problema maior na minha geração, com aqueles que conheceram a web em meio ao seu desenvolvimento social. E deixo claro, essa é apenas uma teoria minha, nada comprovado ou oficial.



Sabe, na época em que começava a se consolidar amizades, o início da era do flerte, das primeiras experiências. Foi bem no boom dos portais de chats, que evoluíram para o MSN e deram lugar às redes sociais. O desenvolvimento social cara a cara foi colocado de escanteio com as milhares de possibilidades da era virtual. Onde você podia fingir e ser o que quisesse.

Eu me considero uma pessoa extremamente tímida e me deparo cada vez mais com outras pessoas extremamente tímidas, que enfrentam as mesmas ansiedades sociais que eu. Todo dia vejo listas no Buzzfeed (ou em outros sites) relacionadas a fobias sociais. Vejo textos me dizendo que não estou sozinha no meu jeito com pouca habilidade para me relacionar com as pessoas.

 E os autores desses textos ou depoimentos sobre uma vida regada a timidez sempre são de autoria de pessoas jovens como eu. Lógico que antigamente, também existiam tímidos por aí, mas a quantidades nesses tempos modernos é bem maior. Não foi só uma vez que, conversando com alguém de mais idade me disseram: mas você é tão bonita [ou adicione aqui qualquer adjetivo formidável]para ser tímida. Como se somente pessoas desprovidas de algo como beleza, inteligência ou quem sabe dinheiro pudessem ter a audácia de serem acanhadas.

Meu ponto não é tentar trazer uma solução, porque eu não tenho. E não que ser extrovertido, seja algo ruim. Me sinto em paz comigo mesmo e, isso seria em consequência da minha timidez. Minha carga cultural se dá pelos momentos de que não tive medo de ficar sozinha não precisando socializar por obrigação.



Eu queria ao menos trazer um conforto a pessoas que assim como eu não acham errado ou um defeito ser tímido. 
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »